Quando as universidades dão retorno das candidaturas internacionais?

Li no site da universidade que quero me candidatar que o resultado só saí no final de março. É isso mesmo?

Sim, submetendo a candidatura dentro do prazo (deadline padrão Europa: janeiro-fevereiro; deadline EUA: outubro-novembro), a Carta de Aceite chega antes do dia 01 de abril. Depende de quão eficiente o sistema de admissão da universidade é. Se a sua candidatura está bem feita, pode ser que você receba o retorno da universidade de forma muito tempestiva.

A maior parte das instituições internacionais tem um sistema de “early admission” para aceitar as boas candidaturas que chegam antes do prazo de submissão. Os alunos que conseguiram preparar os seus applications com antecedência começam a receber as Cartas de Aceite no fim do ano. Em 2018, muitas instituições realizaram um painel de avaliação na segunda semana de dezembro. Isso acontece por duas razões principais: (i) as universidades querem garantir que o aluno faça a matrícula o quanto antes na instituição (e sabem que possivelmente o aluno está se candidatando para várias outras); (ii) planejamento burocrático: as universidades precisam saber quais alunos de fato “entram” e quantas vagas ainda podem estar disponíveis até o fim do ciclo de applications.

No Formação Global, já tivemos casos de “tempo recorde”: alunos que obtiveram a Carta de Aceite em até três dias úteis após a submissão do application! Por quê?

  1. A candidatura estava bem organizada, completa, toda certinha, facilitando o trabalho do avaliador do application.

  2. Tudo estava bem encaminhado (perfil do estudante em sintonia com a instituição). Quando o avaliador consegue visualizar esse “match”, a tendência é que ele simplesmente aceite a candidatura. Não há dúvidas supervenientes para se levar ao comitê de admissão.