Por quê é tão difícil escrever um personal statement?

Eu estou com MUITA dificuldade de escrever o personal statement.

A universidade requer um máximo de 500 palavras. Eu já escrevi e reescrevi milhões de vezes, mas eu não tô conseguindo selecionar o que eu devo ou não devo colocar na carta (referente às minhas experiências) por conta da extensão pequena do documento.

Eu mandei para alguns amigos que estudam fora algumas versões diferentes do meu personal statement e eles disseram que estava excelente. Mas como eles não estudam em top leading universities, eu simplesmente não consigo dar muito crédito para a opinião deles. Inclusive, alguns me mandaram os personal statement deles pras universidades que eles foram aceitos, mas, sinceramente, eu não quero levar nenhum deles como base.


  1. O personal statement não é para estar “pronto” e perfeito da noite para o dia. Um rascunho é, a princípio, o que dá para fazer (ainda que não respeite o limite de palavras) e que vai ser aperfeiçoado conforme o input dos consultores do Formação Global.

  2. O personal statement é de fato uma jornada de amadurecimento não apenas da sua narrativa, mas também das suas aspirações direcionadas àquela instituição.

  3. O personal statement não é para contar a sua vida toda, e sim, escrever algo bom em 500 palavras é desafiador. Você precisa saber priorizar o que faz sentido à luz do aspecto 2 acima.

  4. Não recomendo que você fique compartilhando documentos do seu application por aí, nem que seja com os seus melhores amigos. A consultoria do Formação Global serve justamente para você não precisar fazer isso e sentir segura com o resultado final.