Como encontrar a bolsa certa para mim?

Acabei de encontrar esse site e vi algumas bolsas de estudos… mas não estou conseguindo ver quais são e etc. Sou graduanda em matemática, segundo período mas já queria iniciar a ir em conferências e aumentar meu currículo desde já. Vocês poderiam me ajudar?

O Formação Global escolheu uma estratégia diferente para sistematizar oportuniades internacionais. Já existem muitos sites que divulgam bolsas, contudo, não é uma tarefa simples entender a natureza e as especificidades de oportunidade. Por isso, classificamos bolsas em grandes grupos. Em primeiro lugar, temos três grandes gêneros - bolsas concedidas por fundações, bolsas concedidas pelo governo e bolsas que as próprias universidades financiam. Em seguida, temos o binômio de bolsas da iniciativa privada e bolsas concedidas por Organizações Internacionais. Esses cinco grupos representam a maior parte do universo de bolsas. É necessário entender as particularidades de cada grupo para se situar nesse universo e ter mais chances de sucesso.

Acesse a página bolsas e confira as categorias em detalhes. Clicando em cada imagem você encontra uma explicação sobre cada tipo de bolsa.

O Formação Global também oferece mais quatro sistematizações especiais:

  • Oportunidades de summer/winter courses, ideal para estudantes na graduação;
  • Oportunidades específicas para pesquisadores: são chamadas acadêmicas voltadas para pós-doutorandos ou pessoas que gostariam de ser pesquisadores visitantes em alguma instituição de renome;
  • Oportunidades para profissionais que gostariam de realizar algum aperfeiçoamento no exterior;
  • Oportunidades gerais, aquelas que não se encaixam em nenhum dos tipos previamente mencionados.

É bastante coisa para explorar (e a sistematização não é exaustiva), mas a gente espera que você possa ver um panorama de possibilidades a partir de cada mapa de bolsas.

Eis um breve tutorial para estabelecer um radar de bolsas:

  1. Comece pelo grupo de bolsas institucionais, por exemplo.
  2. Clique no canto superior direito do mapa (símbolo quadrado “visualizar mapa ampliado”).
  3. Foque no país que você tem maior interesse e averigue cada “pin”.
  4. Para a sua busca ser mais eficiente, siga a legenda explicativa abaixo do mapa no em cada página. Note que os ícones são separados em três níveis - bolsas amplas, bolsas específicas por área de conhecimento, oportunidades para doutorandos ou pós-doutorandos. Como graduanda, não vale a pena clicar em ícones em formato de losângo então.
  5. Para saber mais sobre uma bolsa, clique em um ícone específico e uma aba de descrição aparecerá (geralmente com informações resumidas em inglês).
  6. Ao fim de cada descrição, sempre vai ter um “saiba mais”; se aquela bolsa está no seu eixo de interesse, não deixe de clicar no link e seguir a sua pesquisa diretamente no site oficial da bolsa.
  7. Uma vez que você esteja no site da bolsa, você pode averiguar com propriedade se (i) a bolsa abrange o seu campo de conhecimento; (ii) se você preenche os requisitos de elegibilidade.

A nossa sistematização é constantemente atualizada - isso significa que a nossa base de dados cresce a cada dia e você pode sempre acessar a nossa página para ver se tem algo que se encaixa no seu perfil.

Se você quiser uma orientação específica (bolsas em nível de graduação para área de matemática), você pode contar com a nossa assessoria em oportunidades.

Se você acabou de entrar na faculdade, nossa sugestão é que você possa considerar um acompanhamento acadêmico para estabelecer algumas decisões estratégias (ex. realizar uma Iniciação Científica - o que lhe possibilitaria aprofundar os conhecimentos em um tópico específico, participar de eventos em um determinado nicho, tecer conexões com pesquisadores da área, apresentar artigos científicos etc). Suas chances de conseguir uma bolsa no exterior aumentam consideravelmente se você agrega oportunidades interessantes ao seu currículo durante a graduação. Conceber um plano focado para o que você precisa na sua jornada acadêmica pode te levar mais longe!