Afinidade com o tema de pesquisa ou bolsa?

Vale a pena começar uma IC com um tema que eu não tenho tanta afinidade, mas pela qual eu vou receber uma bolsa durante a pesquisa, ou é melhor escolher um tema que eu tenha afinidade e receber no máximo horas complementares?

Eu defendo que devemos pesquisar sobre algo que realmente seja de nosso interesse. Isto porque a IC é algo que vai demandar dedicação e tempo, de maneira que, se você não tiver muita afinidade com o tema, pode ser que sua pesquisa se torne “um fardo”. Por outro lado, também podemos pensar que o desenvolvimento de outro tema de pesquisa pode lhe abrir portas e despertar seu interesse sobre áreas que você ainda desconhece. Acredito que vale a pena refletir melhor sobre fazer a pesquisa recebendo bolsa, ainda que não seja a temática que você havia idealizado.

A maioria dos estudantes que fizeram IC com quem tive contato não eram bolsistas e, ainda assim, conseguiram aproveitar bastante suas pesquisas. Acho que o melhor caminho é você sopesar e decidir pelo que mais importa para você agora: receber a bolsa e desenvolver uma pesquisa numa área que tem potencial para lhe interessar ou ficar restrita ao âmbito de pesquisa que você já escolheu e gosta, sem receber remuneração.

A primeira aula seria para conversarmos sobre o tema, a fim de que eu possa ajudar você a esclarecê-lo e delimitá-lo. Tentaremos encaixá-lo na linha de pesquisa sem que isto comprometa totalmente seus interesses pessoais. É importante ter afinidade com o tema, porque a pesquisa é algo que vai demandar bastante tempo e muitos esforços. Entretanto, o que você escolher estudar hoje não necessariamente lhe acompanhará ao longo de toda sua trajetória acadêmica. Nossos interesses mudam, não é?! Por isso, o Formação Global fornece todo o suporte metodológico necessário para lhe ajudar na escolha dos temas de pesquisa.