Em setembro de 2012, eu tive o prazer de participar da 10° edição da Cologne Academy, na Alemanha. Eu escolhi a Cologne Academy on International Arbitration e, assim, tive o meu primeiro real contato com a arbitragem internacional.

No que tange à cidade: Colônia é uma cidadezinha linda! Ela é cortada pelo rio Reno; e a catedral de Colônia, em estrutura gótica, é incrível. Na parte antiga da cidade há vários bares e restaurantes à beira rio, ou seja, um ótimo lugar para encontrar os colegas de curso! Ademais, há estudantes de todas as partes do globo e esse convívio intercultural é extraordinário.

No que diz respeito ao curso: ele é muito bem estruturado e dura 5 dias - é uma combinação de conteúdo acadêmico com eventos culturais. As aulas são ministradas em inglês, no campus da Universidade de Colônia, e é organizado pelo Prof. Dr. Berger, LL.M.. Elas começam às 09:00h (Sharp!) e vão, geralmente, até às 16h.

Antes do início do curso, os alunos recebem um caso por email, e as aulas abrangem tópicos referentes à solução deste caso por meio da arbitragem internacional (ou da mediação, caso você queira optar por esse curso). Além disso, o curso conta com a participação de outros ilustres professores. No meu ano teve a participação do Prof. Dr. Stefan Kröll, LL.M, que é advogado e árbitro alemão. Atualmente, ele é o diretor e um dos organizadores do Willem C. Vis Arbitration Moot em Viena.

O curso, para estudantes da graduação, custa € 300 (early bird) ou €400. A acomodacao é paga a parte e eu fiquei em um hostel da cidade, pagando 30 euros por dia em um quarto individual. Caso você precise de mais informações, por favor, não hesite em entrar em contato comigo.

Conheça o site do curso!