Como escolher um tema de Iniciação Científica?

Escolher um tema de pesquisa (de um trabalho pontual a uma tese) nunca é fácil. Na Iniciação Científica, isso pode parecer ainda mais difícil: afinal, é a primeira vez que você está se aventurando nessa empreitada!

Em âmbito de Iniciação Científica, a verdade é que a resposta para a pergunta “como escolher um tema” depende inerentemente da possível linha de pesquisa e o que o professor orientador prefere. A princípio, você tem um certo nível de autonomia para conceber o seu subprojeto, mas este deve ser englobado pelo projeto maior (do professor orientador). Não precisa ser 100% idêntico, mas é como se você desenvolvesse um tópico mais específico/delimitado dentro da grande árvore de pesquisa do professor. Você precisa se utilizar dos mesmos pressupostos e princípios partilhados nessa linha, e escolher qual é a sua “maçã”. Baixe gratuitamente o nosso infográfico!

Saiba que a atividade de pesquisa se inicia justamente aí - na delimitação do seu objeto de estudo - e por isso dá tanto trabalho!

Se você estiver sem “inspirações”, o primeiro passo é fazer um grande levantamento bibliográfico. Significa que você deve, antes de mais nada, ler, ler e ler. Textos relacionados com um possível tópico ou até mesmo não relacionados, para abrir o leque de opções.

Agora, quando o problema são “muitas opções” (ex. mais de uma linha de pesquisa possível ou dois projetos de professores que você gosta), os estudantes se perguntam “o que devo escolher como IC?”

Posso dar quatro dicas simples aqui:

  1. Escolha o tema que pareça mais interessante para desenvolver ao longo de um ano;

  2. Que seja pertinente no estado atual das discussões na academia (da sua área de estudos);

  3. Que você tenha facilidade com o tópico;

  4. Que você veja potencial: profissional, caso queira trabalhar na área ou com algo relacionado; ou acadêmico, no sentido de poder se desenvolver em vários artigos e etc.

Se algo corresponde a todos esses 4 princípios, aí é o seu “feeling” mesmo. Saiba também que você pode fazer uma outra Iniciação Científica depois (mas não duas ao mesmo tempo!) e trabalhar vários temas eventualmente.

Conto a minha história pessoal: diante do primeiro edital de IC da minha vida, estava super ansiosa para desenvolver pesquisa - e não bastava um projeto, queria submeter dois!!! A lógica era a seguinte: tinha tempo disponível e vontade de aprender. Não sabia qual área eu preferia, então queria desenvolver duas pesquisas! Na inocência (e desinformação), submeti dois projetos, com duas temáticas diferentes, dois professores orientadores distintos, participando de dois grupos de pesquisa, etc. Até o dia que a Administração me contatou e o funcionário responsável da Pós-reitoria de pesquisa e pós-graduação me disse “na lata”: você vai ter que escolher um! Tentei argumentar tudo que era possível: que eu conseguiria levar os dois, que aquilo era muito importante para mim, enfim. Não houve negociação, tive de dar a resposta ali na hora “qual projeto você quer excluir?!” Você tem de escolher. É necessário ter foco e se dedicar integralmente a um projeto.

Acabou que no fim deu tudo certo. Escolhi o projeto com maior “potencial” e depois disso desenvolvi mais três Iniciações Científicas, ou seja, na graduação temos tempo de sobra para realizar várias pesquisas se quisermos.

E você, qual é a sua história para contar?

Independente do tema que você escolher, faça dar certo! Acredite na relevância da sua pesquisa e explore seu objeto de estudo ao máximo!

Caso você tenha dúvidas em como começar uma Iniciação Científica e desenvolver uma pesquisa com qualidade, é só nos escrever! Muitos dos alunos que nos procuram visam obter bolsas, por isso é necessário preparar o melhor projeto de pesquisa possível. Conte conosco nesse processo!