5 dicas para alcançar uma maior produtividade

Sabe quando você está tão imerso em uma atividade que não vê o tempo passar? Tocar um instrumento, pintar um quadro, praticar esportes e até estudar ou trabalhar podem te conduzir a essa experiência de alta concentração, satisfação e produtividade. Esse é o estado de flow. O conceito de flow é um elemento chave da psicologia positiva (área da psicologia mais focada em emoções positivas, como felicidade e prazer) e foi introduzido pelo húngaro Mihalyi Csikszentmihalyi (antes de desistir da pronúncia, tente “Chick-sent-mirráli”).

Concentração e estudos

Neste estado, a mente e o corpo estão imersos no momento e fluindo de maneira tão integrada, que os indivíduos conseguem obter alto grau de satisfação e produzir seus melhores resultados. Essa é uma experiência que ocorre com maior frequência quando você realiza atividades que gosta – mas as pesquisas apontam que os estados de fluxo são mais frequentes do que você imagina. Você sabia que é possível reproduzir isso e aumentar consideravelmente a sua performance? Confira cinco dicas que aplico no meu cotidiano e que podem te ajudar a atingir esse estado de concentração e produtividade com maior facilidade:

Visualize o seu estado de fluxo

O fluxo em si é um fim e não um meio. Você não entra em fluxo para atingir resultados, mas sim porque esse estado já gera uma satisfação enorme. Tal qual um pianista tocando piano! Sabe aquele instante de concentração que o pianista tem antes de cada música em um recital? É quando toda partitura passa por sua mente e ele já se vê tocando. É por isso que visualizar o seu estado de fluxo pode induzi-lo a alcançar esse mindset - os resultados serão mera consequência. Por exemplo, ao invés de tentar ver a torcida vibrando e gritando por um gol que você marcou, visualize você correndo com a bola, atravessando o gramado, driblando um, dois três e finalmente marcando o gol, caneta no goleiro! É muito mais palpável, e quanto mais detalhes, melhor.

Divida seu tempo em blocos e desligue as notificações do celular

Se você não consegue se concentrar, é impossível atingir o flow. O estado de fluxo pode durar muitas horas no caso de atividades criativas ou desafiantes, entretanto, para tarefas mais operacionais, a dispersão é mais rápida. Pessoalmente, eu penso em blocos de duas horas para ter um bom aproveitamento. Você também pode organizar suas tarefas alocando as mais complexas no seu turno de maior rendimento (manhã, tarde ou noite), nesse caso não há receita pronta, o segredo é experimentar mesmo. Comece pela Técnica Pomodoro de gerenciamento de tempo!

Medite

Já que o flow é a atenção focada, aprender a estar presente no momento é um ponto essencial para tornar essa experiência mais frequente. Meditar é uma técnica já bastante utilizada por psicólogos do esporte e treinadores para ‘caontornar’ a mente consciente e induzir seus atletas a entrarem em flow (um aplicativo que pode te ajudar é o Headspace, disponível para Android e iOS).”

Agradeça

Flow e felicidade estão altamente correlacionados, de acordo com inúmeros estudos. No entanto, meras correlações não implicam em relações de causa e consequência; é um pouco como o ovo e a galinha, ninguém sabe quem veio primeiro. Na dúvida, quando estiver triste, nervoso ou estressado, um bom exercício para recuperar o humor é agradecer (fonte: Harvard Health). E de bom humor, as coisas fluem muito melhor!

Expanda seus horizontes

Quebrar a rotina e explorar novas atividades, lugares e pessoas é uma ferramenta importante. Quando você aprende coisas novas, você é desafiado, e sua atenção é automaticamente capturada, como uma criança curiosa, explorando constantemente o mundo ao seu redor. Citando Steve Jobs: ‘Stay Hungry, Stay Foolish’ - continue faminto, continue tolo (fonte: edição de 1974 da revista ‘The Whole Earth Catalogue’). A curiosidade é um elemento fundamental para fomentar o estado de fluxo. Vá além dos seus limites!”

Dica extra

Que tal encontrar qual gênero de música combina melhor com a sua produtividade?! E se comprometer a fazer determinada tarefa na duração de um album?

Comece testando agora mesmo - aplique constantemente essas técnicas no seu dia a dia. Quanto mais você desenvolve um estado de imersão no que faz, vários aspectos da sua vida irão fluir melhor – você encontrará satisfação até em atos simples da rotina, com dias infinitamente mais produtivos e prazerosos. Você descobrirá uma vontade de aprender e realizar sempre mais!

Conte-nos também quais são suas técnicas de concentração!