Como me planejar para a bolsa Chevening?

Gostaria de realizar um mestrado no Reino Unido a partir da bolsa Chevening. Preciso de auxílio principalmente com a visualização mais estratégica de minhas experiências/habilidades para elaborar os textos necessários para a application. Acredito que seria interessante ter a visão de alguém que já tenha passado por este processo, pois também fico com algumas dúvidas em relação à “timeline” do programa (ex: qual a melhor época para prestar prova de proficiência? E para a candidatura em cada universidade?).

Nós do Formação Global oferecemos serviço de consultoria para application para a bolsa de estudos Chevening. Eu fui bolsista Chevening entre 2017 e 2018 e cursei um Mestrado em Criminologia na Universidade de Oxford. Por essa razão, tenho bastante conhecimento sobre o processo seletivo e sobre os critérios adotados para escolher os bolsistas.

Em relação à prova de proficiência em inglês, eu a realizaria o quanto antes para dar tempo de você fazer ela de novo se não conseguir a nota necessária. Existem muitos casos de pessoas que foram contempladas com a Bolsa Chevening e acabaram a perdendo porque não apresentaram o resultado da prova de inglês a tempo. O Chevening normalmente aponta uma data em julho como o prazo final para apresentar a prova de inglês, mas as universidades podem impor outras deadlines.

Sobre a sua segunda dúvida, o prazo para aplicar para as universidades varia. Algumas universidades aceitam as applications “on a rolling basis”. Isto significa que a Universidade não espera receber e analisar todas as candidaturas para decidir quem vai ser aceito no programa. Conforme a universidade vai recebendo as candidaturas, ela já avalia se as pessoas vão ou não receber uma oferta e envia as ofertas para os alunos selecionados. Quando a universidade adota essa prática, o interessante é aplicar o quanto antes possível para evitar correr o risco de todas as vagas disponíveis do programa já terem sido ofertadas no momento da sua candidatura.

Se a universidade não adotar essa prática, então você pode enviar a candidatura até a data final de application indicada pelo programa de mestrado.

Esclareço, ainda, que o “quanto antes possível” deve ser determinado pelo seu nível de preparação. Você deve escolher uma data para a prova de inglês levando em consideração o tempo que será necessário para se preparar para ela, assim como você deve escolher uma data para enviar a sua application levando em consideração o tempo que você levará para preparar uma candidatura de qualidade.

Podemos conversar mais sobre essas dúvidas durante a primeira sessão se as respostas acima não tiverem sido suficientes ou se você quiser que eu entre em mais detalhes.


Se você tiver interesse podemos marcar uma sessão de diagnóstico para:

  1. Esclarecer as suas principais dúvidas sobre a Bolsa de Estudos Chevening e sobre a nossa consultoria;

  2. Entender o seu foco acadêmico-profissional e traçar uma linha estratégica para você realizar as suas applications.