A Lüdwig Maximilians Universität – universidade de prestígio situada em Munique – possui alguns cursos de verão que fazem parte do chamado Munich International Summer University (MISU). Entre os cursos disponíveis em agosto de 2013, merece destaque a segunda edição do Munich Advanced Course of International Law (MACIL), evento de duas semanas feito em língua inglesa sobre alguns tópicos de direito internacional.

As inscrições para o MACIL abriram no início do ano de 2013, e havia poucas vagas disponíveis. A seleção dos alunos baseou-se em documentos que os candidatos enviaram aos organizadores do curso como, por exemplo, carta de motivação em inglês, currículo e entre outros. Como é o formato do curso? Os ministrantes são professores de Direito Internacional de diversos países, e, considerando que são poucas vagas disponíveis, os participantes possuem maior facilidade para debater ou fazer questionamentos durante as aulas.

Cabe destacar que o tema norteador do MACIL 2013 foi o direito internacional institucional, embora este tenha sido abordado por diferentes focos como tópicos acerca da estrutura da ONU e da OMC e aspectos do direito internacional da propriedade intelectual e do direito da União Europeia. Ressalte-se que no MACIL 2013 ainda houve visitas a duas instituições muito interessantes: George C. Marshall European Center for Security Studies em Garmisch- Partenkirchen e o Escritório Europeu de Patentes em Munique. Em ambas as ocasiões, houve palestras com profissionais que trabalham nestes lugares, o que torna o estudo do direito internacional institucional mais completo.

O encerramento do MACIL 2013 deu-se com a palestra de Bruno Simma, ex-juiz da Corte Internacional de Justiça e ex-professor de Direito Internacional da Lüdwig Maximilians Universität. Este renomado jurista falou de alguns casos pelos quais se deparou como juiz da Corte Internacional de Justiça bem como de outras experiências profissionais durante a sua carreira.

A ideia é que o MACIL continue a cada ano, embora ainda seja um curso de verão muito novo. O programa é excelente e a organização do evento é ótima. Para aqueles que estão pensando em fazer um curso de verão de Direito Internacional, o MACIL é uma ótima escolha.

Link do curso: www.macil-misu.de/

Link dos cursos oferecidos pelo MISU: www.en.uni-muenchen.de/misu/